Matrículas Abertas

Matrículas Abertas

CALENDÁRIO EMI 2012 - CADERNO DE ENSINO INTEGRAL

ESTADO DE SANTA CATARINA

Secretaria de Estado da Educação

Diretoria de Educação Básica e Profissional

Gerência de Ensino Médio

 

 

 

 
  


Caixa de texto: NOVAS PERSPECTIVAS PARA O COTIDIANO ESCOLAR
Ensino Médio Integral 









Outubro/2011

 
SUMÁRIO

1 CONSIDERAÇÕES INICIAIS ...........................................................................................  03

2 PRINCÍPIOS NORTEADORES ........................................................................................  05
2.1 TEMPO ...........................................................................................................................  05
2.2 ESPAÇO .........................................................................................................................  06
2.3 ESTRUTURA E ORGANIZAÇÃO CURRICULAR ........................................................  06
2.4 MATRIZ CURRICULAR - CURSO DE ENSINO MÉDIO INTEGRAL–DIURNO ..........  08
2.5 EXEMPLO DE PLANEJAMENTO COLETIVO ..............................................................  09
2.6 QUADRO DE HORÁRIO (EXEMPLO) ..........................................................................  14
2.7 ORGANIZAÇÃO DO QUADRO DE PESSOAL: CINCO TURMAS DE ENSINO MÉDIO EM TEMPO INTEGRAL ...............................................................................................................................................  15
2.8 ESPAÇOS PARA DESENVOLVIMENTO DAS AÇÕES .................................................  17
2.9 HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DOS AMBIENTES ................................................  19
2.10 AÇÕES A SEREM IMPLEMENTADAS PELA SED .....................................................  20

REFERÊNCIAS PRELIMINARES ....................................................................................  21

EQUIPE DE PRODUÇÃO ..................................................................................................  21

















ESTADO DE SANTA CATARINA

Secretaria de Estado da Educação

Diretoria de Educação Básica e Profissional

Gerência de Ensino Médio

 

 

 

 
 


ENSINO MÉDIO INTEGRAL

   “A socialização do conhecimento na perspectiva do universal implica não se prender a conhecimentos localizados, nem à abordagem localizada do conhecimento. Isto, no entanto, não significa uma postura de desprezo para com a realidade proximal dos alunos, apenas na necessidade de ir para além dela, oportunizando ao aluno o entendimento de que o conhecimento tem características universais. Explicitando melhor: trabalhar com o conhecimento em uma perspectiva universal significa saber lidar com a realidade proximal dos alunos, provocando o diálogo dessa realidade com conhecimentos que a expliquem, mas expliquem ao mesmo tempo o mundo”. 
(Proposta Curricular de SC, Florianópolis: COGEN, 1998)



1 CONSIDERAÇÕES INICIAIS

A escola de hoje é desafiada a reconhecer outros saberes além daqueles trabalhados nos seus currículos e, com eles, desenvolver diálogos capazes de promover uma constante e fértil transformação, tanto dos conteúdos escolares quanto da vida social. Seu papel é fundamental no processo do conhecimento. Situa-se em espaços de diálogo entre os diferentes saberes, aliando as experiências comunitárias e os saberes sistematizados pela sociedade; e, nesta posição, deve elaborar novas abordagens de educação.
A escola deve ser, em conjunto com a comunidade, a promotora do projeto de educação integral, de modo a favorecer a complementaridade entre os diferentes agentes e espaços educativos, um novo contrato social na educação.
 A integralidade da pessoa humana abarca a intersecção dos aspectos biológico-corporais, do movimento humano, da sociabilidade, da cognição, do afeto, da moralidade, em um contexto tempo-espacial. Um processo educativo que se pretenda “integral” trabalharia com todos estes aspectos de modo integrado – ou seja – a educação visaria à formação e ao desenvolvimento humano global e não apenas ao acúmulo informacional (GATTI apud GUARÁ, 2006, p. 18).

Assim, pensar sobre Ensino Médio Integral, em Santa Catarina, reveste-se de grande importância na luta por uma educação e uma escola mais humana, mais democrática e mais comprometida no processo de construção das pessoas; que afirme, como lócus de confirmação, a condição de ser político do gestor, do professor contra um certo discurso imobilista que insiste em permanecer entre nós, tentando, a cada nova situação, convencer-nos de que nada podemos contra a realidade social.
Uma proposta de Ensino Médio Integral, atendendo ao Decreto 7.083, de 27 de janeiro de 2010, no seu artigo 1º, juntamente às Diretrizes Nacionais do Ensino Médio, deve dar atenção às potencialidades de cada indivíduo, realçando a necessidade de se estar atento, não só a dimensão física e mental, como também à emocional e espiritual, procurando não separar nem hierarquizar essas dimensões humanas. O objetivo caminha, portanto, lado a lado com formação integral, salientando a necessidade de uma formação do indivíduo compreendido como ser multidimensional.
O Ensino Médio em tempo integral rompe com o modelo tradicional e fragmentado, que hoje ocorre nas salas de aula do Estado de Santa Catarina e do país. É necessário, mais do que nunca, que os conhecimentos sejam significativos ao jovem. Ele precisa compreender a importância e a necessidade de apropriar-se dos conhecimentos sistematizados. Porém, isto só poderá acontecer de forma mais dinâmica e contextualizada à realidade local e global.
Tendo como eixos norteadores a sustentabilidade e o empreendedorismo, e, como base metodológica, o protagonismo, o currículo se desprenderá do modelo de aulas totalmente livrescas e sem sentido, para aulas contextualizadas e práticas, nas quais o jovem, ativo e participativo, desenvolverá ações de inserção social, e construirá o conhecimento de forma coletiva, com visão interdisciplinar, relacionando-a com sua vida, sua moradia, sua escola, seu bairro, sua cidade, seu planeta, permitindo, desta forma, colocar-se efetivamente como cidadão com direitos e deveres, porém, com participação ativa como agente de transformação da sociedade onde vive, exercendo efetivamente sua cidadania.
Nesse sentido, a escola deve ser, em conjunto com a comunidade, a promotora do projeto de educação integral, de modo a favorecer a complementaridade entre os diferentes agentes e espaços educativos, visando a um novo contrato social na educação.
No entanto, faz-se necessária a união de vários segmentos educacionais, tanto por parte da Secretaria de Estado da Educação/SED, como das Gerências Regionais/GEREDs, culminando com as escolas previamente elencadas para que ofereçam condições de promover tão significativa mudança na educação catarinense – com eficácia e êxito.
            É importante lembrar que os conteúdos curriculares serão organizados a partir de um planejamento interdisciplinar construído coletivamente.
            Lembramos que a proposta que segue, prevê, ainda, a implantação de cursos Magistério e EMIEP em tempo integral e/ou manutenção dos já existentes nas escolas elencadas. Salientamos que ambos os cursos estão passando por um processo de reorganização e adequação à nova proposta.





2       Princípios NORTEADORES

2.1 TEMPO

Nesse processo de aprender, o tempo assume grande importância, pois a aprendizagem requer elaboração, requer realização de múltiplas experiências, requer poder errar no caminho das tentativas e buscas, enfim, requer considerar os diferentes tempos dos sujeitos da aprendizagem.
Nessas circunstâncias, a ampliação da jornada não pode ficar restrita à lógica da divisão em turnos, pois isso pode significar uma diferenciação explícita entre um tempo de escolarização formal, de sala de aula, com todas as dimensões e ordenações pedagógicas, em contraposição a um tempo não instituído, sem compromissos educativos, ou seja, mais voltado à ocupação do que à educação.
Assim, faz-se necessária uma nova organização do currículo escolar tendo em vista uma jornada de tempo mais ampliada, em que se priorize muito mais a flexibilização do que a rigidez ou a compartimentalização, o que não significa tornar o currículo frágil e descomprometido com a aprendizagem do conjunto de conhecimentos que estruturam os saberes escolares.
Para ampliação da jornada, na perspectiva da Educação Integral, as instituições educacionais precisam repensar suas práticas e procedimentos, a construir novas organizações curriculares voltadas para concepções de aprendizagens como um conjunto de práticas e significados multirreferenciados, inter-relacionais e contextualizados, nos quais a ação educativa tenha como meta tentar compreender e modificar situações concretas do mundo.
Cabe salientar que a compreensão da jornada de trabalho dos professores, na perspectiva da Educação Integral, requer a inclusão de períodos de estudo, de acompanhamento pedagógico, de preparação de aulas e de avaliação de organização da vida escolar. A reorganização dessa jornada exige que a formação de educadores inclua conteúdos específicos de formulação e acompanhamento de projetos e de gestão intersetorial e comunitária. Exige também que os processos de formação continuada para a formulação, implantação de projetos de Ensino Médio Integral incluam profissionais das áreas requeridas para compor a integralidade pressuposta neste debate: cultura, artes, esportes, lazer, orientação vocacional e pedagógica, inclusão digital, meio ambiente, ciência e tecnologia, empreendedorismo, entre outras.
Para tanto, a escola de Ensino Médio Integral, proposta pela SED, configura-se com carga horária diária de nove (09) horas/relógio, iniciando às 08 horas, com término das atividades escolares às 17 horas, perfazendo o total anual de 1.800 horas.

2.2 Espaço

A escola de Ensino Médio Integral, por meio de planejamento interdisciplinar e projetos integrados, voltados à inserção social do aluno, deve proporcionar a construção de aprendizagem em outros espaços educativos, experiências fora de seu espaço formal, elaborados, intencionalmente, pela comunidade escolar e sempre acompanhados por profissionais em cada área de conhecimento. Encontram-se, nesse caso, por exemplo, saída de campo, tais como, visitas a museus, parques, empresas e idas a outros espaços socioculturais; atividades nos diversos laboratórios; atividades culturais e esportivas; atividades de inclusão virtual e língua estrangeira, etc.

2.3 ESTRUTURA E ORGANIZAÇÃO CURRICULAR

Conforme encontramos a seguir, apresentamos o quadro do currículo do Ensino Médio Integral, com a duração mínima de 1.800 horas/ano, perfazendo o total de 5.400 horas nas três séries.
A estrutura curricular resulta da junção dos três mecanismos de integração: núcleo articulador/projetos, áreas de conhecimento e dimensões articuladoras. O currículo será organizado e integrado a partir de um núcleo responsável pelos objetivos de aprendizagem, relacionados com a preparação básica para o trabalho e demais práticas sociais: elaboração de planos e projetos, trabalho em equipe, ações de desenvolvimento cultural, social e econômico da comunidade/empreendedorismo e sustentabilidade, práticas e eventos esportivos, produções artísticas, e outras.
A proposta apresenta uma nova forma de organização das disciplinas articuladas com atividades integradoras, por meio do desenvolvimento de projetos integrados entre as áreas do conhecimento e as disciplinas constantes na matriz curricular, a partir das interfaces entre a ciência, cultura, tecnologia, e trabalho, tendo este último como princípio educativo.
O objetivo maior das ações deve ser o envolvimento dos educandos nas etapas de elaboração e execução de pesquisas que abordem os problemas locais, com ampliação gradativa do espaço e da complexidade das alternativas de diagnóstico e de intervenções transformadoras. Para tanto, propõe um contexto de pesquisa e intervenção com atividades empreendedoras e socioambientais, que exigirão o protagonismo dos jovens na construção e no desenvolvimento de uma comunidade de aprendizagem.
A proposta de inserção da questão socioambiental no currículo de Ensino Médio Integral encontra força nos princípios da educação integral, conforme Decreto nº 7.083/2010, artigo 2º, inciso V. Esta proposta também está presente na Lei nº 13.558, de 17 de novembro de 2005, que dispõe sobre a Política Estadual de Educação Ambiental - PEEA, artigo 4º, inciso II: a concepção do meio ambiente em sua totalidade, considerando a interdependência entre o meio natural, o socioeconômico e o cultural, sob o enfoque da sustentabilidade.
 

























2.4 MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE ENSINO MÉDIO INTEGRAL – DIURNO

Número mínimo de dias de efetivo trabalho escolar: 200
Número de semanas letivas: 40                                      Número de dias semanais de efetivo trabalho: 05
Duração hora/aula: 48 minutos                                        Carga horária anual para os alunos: 1.800 horas
DIMENSÕES ARTICULADORAS: TRABALHO, CIENCIA, CULTURA E TRABALHO

E
I
X
O

A
R
T
I
C
U
L
A
D
O
R

P
E
S
Q
U
I
S
A

E

T
R
A
B
A
L
H
O

ÁREAS DO CONHECIMENTO
DISCIPLINAS
SÉRIE

CH
TOTAL
Escola e Moradia
Comunidade
Vida e Sociedade

Linguagens

Língua Portuguesa e Literatura
04
04
04
384
Língua Estrangeira Moderna Espanhol¹
02
02
02
192
Língua Estrangeira Moderna...²
02
02
02
192
Artes
04
03
03
320
Educação Física
04
04
04
384
Informática
02
02
02
192
Ações inserção social Sustentabilidade e Empreendedorismo
02
02
02
192
Almoço/Intervalo orientados

295
Subtotal
20
19
19
2151

Ciências da Natureza
Química
03
03
03
288
Física
03
03
03
288
Biologia
03
03
03
288
Ações inserção social Sustentabilidade e Empreendedorismo
02
02
02
192
Almoço/Intervalo orientados

295
Subtotal
11
11
11
1351

Ciências Humanas e suas Tecnologias
Geografia
02
02
02
192
História
02
02
02
192
Filosofia
01
02
02
160
Sociologia
02
02
01
160
Ações Inserção Social Sustentabilidade e Empreendedorismo
02
02
02
192
Almoço/Intervalo orientados

295
Subtotal
09
10
09
1191
Matemática
Matemática
03
03
04
320
Ações Inserção Social Sustentabilidade e Empreendedorismo
02
02
02
192

Almoço/Intervalo orientados

195
Subtotal
05
05
06
707

Totais Semanais
45
45
45
5400
 1. Língua Estrangeira Moderna (Espanhol) – Obrigatória, conforme Lei nº 11.161/2005
 2. Língua Estrangeira Moderna (Inglês, Alemão, Italiano e Francês) – Optativa atendendo ao Parecer nº        38/2005/CEE/SC.


2.5 EXEMPLO DE PLANEJAMENTO COLETIVO


a)   Conteúdo curricular
            O planejamento coletivo prevê que todos os professores se reúnam e elenquem os conteúdos do primeiro ano do Ensino Médio de todas as disciplinas. Começamos com o exemplo do conteúdo Recursos naturais e crescimento econômico, previsto na disciplina de Geografia. Todos os demais vão analisando e verificando o que há de comum neste conteúdo, com sua disciplina, e então vão cruzando informações e conhecimentos de modo a garantir uma visão interdisciplinar ao aluno, permitindo que ele possa construir um conhecimento a partir das várias facetas que o mesmo exibe e exige para uma análise integral do assunto. Assim, teríamos nas diversas disciplinas:
·      Geografia: Recursos naturais e crescimento econômico.
·      Física: Energia e trabalho.
·      Química: Transformações da matéria e energia.
·      História: Relações homem-natureza: das origens do homem ao Período Neolítico.
·      Sociologia: As consequências do crescimento econômico e o consumo sustentável.
·      Biologia: Glicídios e lipídios: reserva de energia.
·      Filosofia: O consumo sustentável do ponto de vista ético e moral.
·      Língua Portuguesa: Leitura e produção de artigos e moções (conceitos básicos da gramática aplicada e do léxico), oratória.
·      Matemática: Estatística, gráficos e proporcionalidade.
·      Artes: A arte nos centros industrializados.
·      Educação Física: O corpo em movimento na modernidade; liberando energia para atividades do organismo.
·      Espanhol e Inglês: Leitura, interpretação e construção textual; adequação da gramática, do léxico, do vocabulário, da pronúncia e da entonação na formação de palavras; orações e textos, aptos a situações concretas de uso, com foco nas realidades em que se colocam; adoção de estratégias socioculturais apropriadas em contextos diversos com fins comunicativos.
Obs.: As disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, Inglês e Espanhol devem apresentar-se como instrumentos para a elaboração e construção dos demais conhecimentos, relacionando-os aos demais campos de conhecimento, ou seja, formalizar uma abordagem aplicada na construção de gráficos, estatísticas, textos, artigos, produções literárias, produção de abstract, entre outros.
b)   Desenvolvimento: Teoria da atividade
A complexidade que norteia o primeiro ano do ensino médio é Escola e moradia. Parte-se, portanto, de uma análise a respeito da situação energética tanto da escola, quanto da moradia do aluno, e do percurso que envolve seu deslocamento.

c)    Atividades de aprendizagem: Energia
·      Problematização
            No Brasil, medidas foram tomadas para diminuir o consumo de energia para prevenir possíveis colapsos energéticos. Será que a eminente falta de energia elétrica no Brasil é uma consequência da produção de energia insuficiente, ou falta de investimento no setor energético ou ainda, do consumo irracional por parte da população?
·      Objetivo
            Ao pesquisar as diferentes fontes de energia, presentes no espaço escola e moradia, o aluno deverá ser capaz de se apropriar dos conteúdos/conceitos essenciais das diferentes áreas do conhecimento, entre eles, como dar respostas que propõe o problema apresentado.
·      Ações e operações
v Pesquisar a primeira interferência humana na produção de energia: descoberta e controle do fogo.
v Pesquisar sobre diferentes formas de energia existentes no mundo, a partir das seguintes reflexões:
ü  Quais as fontes de produção de energias existentes no Brasil?
ü  Onde são aplicadas/utilizadas?
ü  Classifique por grau de importância e utilização:
ü  Quais as fontes de energia alternativa?
v Quais a formas de energia utilizadas em nossas casas e na escola? Qual a sua origem? Como chegam ao seu destino?
v Realizar um estudo comparativo das faturas de luz, das moradias de cada aluno, tendo como base, número de pessoas e aparelhos eletro eletrônico.
v Expor em murais da escola, os dados encontrados na forma de gráficos estatísticos.
v Produzir e aplicar um questionário para entrevistar as famílias da comunidade, referente ao uso de energia.
v Tabular os dados e apresentá-los em murais da escola.
v Pesquisar sobre a atividade humana e suas transformações com o uso da energia e tecnologias.
v Realizar produções cênicas a partir da pesquisa sobre o uso da energia e tecnologias.
v Pesquisar sobre os diferentes esportes e o gasto energético do corpo humano que cada um produz.
v Realizar uma mostra sobre a pesquisa dos diferentes esportes e o gasto energético do corpo humano.
v Fazer um levantamento e apresentação das atividades físicas praticadas pelos alunos e familiares, versus o sedentarismo, promovido pelo uso de aparelhos eletrônicos.
v Realizar um estudo comparativo das atividades físicas entre meio urbano e o meio rural.
v Pesquisar os impactos ambientais dos diversos modos de produção de eletricidade e realizar uma passeata de conscientização.
v Pesquisar os fenômenos físicos e químicos envolvidos no processo de produção de energia com atividades práticas no laboratório.
v Realizar um debate sobre o lixo atômico, do ponto vista ético, e a transformação social e cultural a partir desta interação coletiva.
v Mapear a localização geográfica das usinas locais.
v - Confeccionar tabelas comparativas sobre: relação do meio biótico e abiótico.
v Elaborar documento e estudo prévio (roteiro de observação, análise, planejamento) para posterior saída de campo, oportunizando o conhecimento de subestações de distribuição da CELESC, propriedades agrícolas que ainda utilizam a roda d’água, usinas de energia mais próximas da região (hidrelétrica, termoelétrica, eólica, biodigestor).
v Produzir instrumentos de percussão, a partir do aproveitamento de materiais industrializados como latas, galões, plásticos, etc. Aprofundamento musical a partir destes instrumentos.
v Produzir maquetes e/ou esculturas em uma perspectiva tridimensional, utilizando resíduos de materiais industrializados e/ou da natureza (Apresentação do documentário: Lixo extraordinário).
v Representar de forma artística o período neolítico.
v Realizar observações e registro da arquitetura das edificações sustentáveis.
v Elaborar artigo para inserir no jornal da comunidade a respeito do assunto tratado.
v Organizar e preparar participação dos alunos em uma sessão da Câmara de Vereadores do município, apresentando o trabalho, com a solicitação de ações de sensibilização junto à comunidade, referentes aos resultados obtidos, como também medidas para utilização de energias renováveis. Promover aulas de oratória para que os alunos possam colocar-se com propriedade no respectivo ambiente.
·      Socialização
          Após as pesquisas, realizar um seminário para discutir as informações obtidas e apresentar uma síntese da realidade do uso de energia elétrica pela comunidade, ressaltando a necessidade do seu uso racional.
·      Avaliação
            A avaliação ocorre em todo o processo da atividade realizada por professores e alunos. As Línguas Estrangeiras, a Língua Portuguesa e a Matemática permeiam todas as etapas e ações acima citadas, envolvendo registros, produções textuais, artigos, gráficos, por meio de um processo de crescimento, desde a identificação de si mesmo, a partir de conteúdos básicos, até a complexidade de uma produção mais ampla, que deverão desencadear ações efetivas de inserção social e cidadania, como, por exemplo, uma audiência junto à Prefeitura, ou Câmara de Vereadores, com o objetivo de pleitear a utilização de fontes renováveis de energias, permitindo o desenvolvimento de uma sociedade mais sustentável e justa.
·      Atividades de Aprendizagem:
v Elaboração do planejamento coletivo, organizado interdisciplinarmente.
v Socialização das ações até então empreendidas.
v Aplicação, junto aos alunos, de instrumentos diagnósticos produzidos coletivamente, verificando a apropriação do conhecimento, com organização e levantando das dificuldades do processo, tendo como consequência a reorganização do planejamento e encaminhamento de alunos aos grupos de trabalho/aluno monitor, quando for o caso.
v Produção e projeção de documentários pertinentes às temáticas desenvolvidas.
v Saídas de campo: como será organizada interdisciplinarmente e coletivamente. Pode-se programar uma saída de campo, envolvendo, no mínimo, três professores e três turmas, nos espaços de aulas sequenciais, ou em momentos de atividades de aprendizagem, quando for o caso.
v Grupos de trabalho com aluno monitor: Neste momento, os professores estarão reunidos para análise e construção do planejamento coletivo, semanalmente às segundas-feiras das 13h40min às 15h10min.
v Grupos de trabalho com professor: Para atendimento aos pais e alunos.
v Grupos de conversação: Grupos de Línguas Estrangeiras. Cada aluno deverá, obrigatoriamente, aprender duas línguas (Inglês e Espanhol). Outras línguas poderão ser oferecidas, sendo optativas ao aluno.
·      Cultura e Esporte: Dança, música, teatro, coral, artes plásticas, cinema, voleibol, handebol, futebol, basquete, xadrez, tênis de mesa, atletismo, ioga, tênis de campo, capoeira, judô.
Obs.: Estas atividades serão organizadas simultaneamente, e cada aluno fará opções a respeito do grupo que prefere, de acordo com suas habilidades.
·      Momentos de convivência: Grêmio estudantil, produção de jornal, rádio-escola, cineclube, produção de curtas e documentários, fotografia, torneios esportivos, gincanas, varais literários.
·      Viagem de estudos: Organizada a partir do planejamento coletivo, pertinente com conteúdos desenvolvidos com elaboração prévia de roteiro de observação, pesquisa, produção de textos, levantamento de dados, busca de imagens, entre outros.
·      Intervalos e almoço: Serão monitorados pelo professor orientador de pátio.
·      Tempo da escola: A escola deverá permanecer aberta das 7h30min às 19h. Os laboratórios de informática, biblioteca, espaços esportivos e culturais, salas de estudo, deverão estar disponibilizados aos alunos durante todo este período.
·      Plantão pedagógico: Será realizado, em primeira instância, pelos profissionais/professores que já exercem atividades na escola, e, posteriormente, por ACTs, quando for o caso.

















2.6 QUADRO DE HORÁRIO (EXEMPLO)

Horários
2ª feira
3ª feira
4ª feira
5ª feira
6ª feira
08h00min/ 08h45min
História
Matemática
Biologia
LP Literatura
LE Espanhol - Conversação
08h45min/ 09h30min
História
Matemática
Biologia
LP Literatura
Educação Física (Expositiva/
qualidade de vida
09h30min/ 10h15min
Química
Empreendedorismo/ Empresa Júnior
Filosofia
Física
Geografia
15 minutos
Convivência
Convivência
Convivência
Convivência
Convivência

10h30min/ 11h15min
LP Gêneros Textuais/ Gramática aplicada
Tecnologias/
Laboratório
LE Inglês – Gêneros Textuais/ Gramática
Geografia
Filosofia
11h15min/ 12h00min
LP Gêneros textuais/ Gramática aplicada
LE Espanhol -Conversação
Artes
Geografia
Biologia/
Laboratório
12h00min/ 13h40min
Almoço
Almoço
Almoço
Almoço
Almoço

13h40min/ 14h25min
Grupos de trabalho com aluno monitor/Grupos de leitura e estudos individuais/Grupos de conversação
Sociologia
Química
LE Inglês -Conversação
Matemática

14h25min/ 15h10min
Grupos de trabalho com aluno monitor/Grupos de leitura e estudos individuais/Grupos de conversação
Cultura e Esporte
Química/Laboratório
Matemática
História
20 minutos
Convivência
Convivência
Convivência
Convivência
Convivência
15h30min/ 16h15min
Atividades de aprendizagem
Física
Cultura e Esporte
Sociologia
Cultura e Esporte
16h15min 17h00min
LE Espanhol - Gêneros textuais/Gramática
Física/Laboratório
LE Inglês - Conversação
Tecnologias/ Laboratório
Atividades de aprendizagem




















2.7 ORGANIZAÇÃO DO QUADRO DE PESSOAL: CINCO TURMAS DE ENSINO MÉDIO EM TEMPO INTEGRAL
(Profissionais com 40 horas fechadas na escola)

Disciplina/Ação
Responsável
Hora/
Aula
Hora/
Atividade
Planejamento e atendimento pais e alunos
História

Professor da disciplina
15*
08
10 h/a
Geografia

Professor da disciplina
15*
08
10 h/a
Filosofia
Professor da disciplina e mediador das atividades de aprendizagem
15*
08
10 h/a
Sociologia
Professor da disciplina e mediador das atividades de aprendizagem
15*
08
10 h/a
Biologia e
Biologia/Laboratório

Professor da disciplina
15*
08
10 h/a
Biologia/Laboratório
Professor orientador de laboratório

80




Física e
Física/laboratório

Professor da disciplina
15*
08
10 h/a
Física/Laboratório
Professor orientador de laboratório

80




Química e
Química/Laboratório

Professor da disciplina
15*
08
10 h/a
Química/Laboratório
Professor orientador de laboratório

80




Matemática

Professor da disciplina
20*
08
10 h/a
Língua Portuguesa Gêneros textuais/ Gramática aplicada e LP Literatura

Professor da disciplina
20*
08
10 h/a
Língua Estrangeira Inglês - Gêneros textuais/ Gramática Aplicada +Conversação

Professor da disciplina
15*
08
10 h/a
Língua Estrangeira Espanhol - Gêneros textuais/ Gramática Aplicada + Literatura + Conversação
Professor da disciplina
15*
08
10 h/a
Artes *

Professor da disciplina
20
08
10 h/a
Educação Física *

Professor da disciplina
20
08
10 h/a
Tecnologias/Informática
Professor Orientador do laboratório de tecnologias

80





Tecnologias/Informática
Professor orientador do laboratório de tecnologias

80




Empreendedorismo/ Empresa Júnior

ACT
40


Grupos de trabalho
c/aluno monitor

Professor orientador de vivências
40


Pátio
Professor orientador de pátio
80


Biblioteca
Professor orientador de leitura
80



*Plantão pedagógico
Professor das disciplinas
80


* Excepcionalmente em 2012, os professores, cuja CH será de 15 aulas, terão as outras sete (07) aulas a cumprir como plantão pedagógico, permanecendo na escola para atendimento, em caso de falta de professores, e atendimento ao aluno com dificuldade.
** Esportes (vôlei, handebol, basquete, futebol, atletismo, capoeira, Yoga, etc.)
Professor de atividades esportivas e culturais.
** Neste tópico, quando o professor da disciplina de Educação Física apresentar perfil completará sua CH com as modalidades, poderá exercê-la. Caso contrário, será contratado profissional especializado, com habilitação 300.
Dança
Professor de atividades esportivas e culturais.
Neste tópico, quando o professor da disciplina de Artes apresentar perfil para as atividades, poderá exercê-la, completando sua carga horária. Caso contrário, será contratado profissional especializado com habilitação 300.
Teatro
Professor de atividades esportivas e culturais.
Neste tópico, quando o professor da disciplina de Artes apresentar perfil para as atividades, poderá exercê-la, completando sua carga horária. Caso contrário, será contratado profissional especializado com habilitação 300.
Música
Professor de atividades esportivas e culturais
Neste tópico, quando o professor da disciplina de Artes apresentar perfil para as atividades, poderá exercê-la. Caso contrário, será contratado profissional especializado com habilitação 300.
Coral
Professor de atividades esportivas e culturais.
Neste tópico, quando o professor da disciplina de Artes apresentar perfil para as atividades, poderá exercê-la. Caso contrário, será contratado profissional especializado com habilitação 300.
Refeitório
Professor mediador de espaços alternativos
Serviços gerais
Seis serventes dependendo do tamanho da escola, considerando que as escolas visitadas têm uma média de sete serventes, pois, são de ampla dimensão, com espaços externos também muito grandes.
Vigilante
Vigilância orgânica de acordo com o tamanho da escola: no mínimo dois, considerando o tamanho das escolas.

OBSERVAÇÕES:
Simulação:
a)    A EEM Artur da Costa e Silva de Xanxerê, por exemplo, possui, atualmente, 11 turmas de primeira série do EM, com 40 alunos cada.
b)   Considerando que o Ensino Médio Integral será constituído por turmas de 30 alunos, prevê-se um total de, aproximadamente, 14 turmas de 1º ano.
c)    Não será possível atender a este total de turmas. Então, serão no máximo 10 turmas com 30 alunos, o que significa, sem dúvida, uma readequação e o dobro de CH do que foi previsto na planilha acima, que foi simulada para escolas com cinco turmas.
d)   Considerando as escolas visitadas, praticamente todas terão, no mínimo, cinco turmas e, no máximo, 10 turmas.
e)    Horário de funcionamento da escola: 07h30min às 18h00min horas.

2.8 ESPAÇOS PARA DESENVOLVIMENTO DAS AÇÕES

Espaço
Quantidade
Mobiliário e equipamentos
Laboratórios Informática
02
21 computadores, 01 impressora, 01 quadro branco, 21 mesas e 42 cadeiras giratórias, ar-condicionado, cortina.

Sala de ambientes disciplinares: História, Geografia, Filosofia, Sociologia, Artes, Inglês, Espanhol, Italiano, Alemão, Matemática, Língua Portuguesa, Literatura, Educação Física
13
30 conjuntos de carteiras e cadeiras, conjunto mesa e cadeira para o professor, quadro branco, quadro mural, estante, armário para livros e demais materiais pedagógicos pertinentes à disciplina, ar-condicionado, TV e aparelho de DVD, cortinas, suportes para mapas (Geografia), armário para TV e DVD, computador e data show com tela.
Salas para grupos de trabalho: conversação - línguas estrangeiras, monitoria e para estudos individuais
04
4 mesas redondas com 5 cadeiras cada, estante para livros, quadro branco e quadro mural, ar condicionado, cortinas.
Biblioteca
01
Livros de literatura/vestibular, livros para formação do professor, livros paradidáticos, 4 computadores, mesas redondas com 5 cadeiras, estantes, ar-condicionado, armário escaninho, estante para exposição de livros e revistas, sofás e puffs, cortinas.
Sala para os professores e para planejamento
01
2 mesas grandes para reuniões com 8 cadeiras, armário escaninho, estantes para livros, quadro branco, 4 computadores e 4 mesas p/ computador, 4 cadeiras giratórias, mesa de canto para bebedouro e café, ar-condicionado, cortinas, quadro mural.
Laboratórios de Iniciação à Pesquisa Científica (Química Física e Biologia)
03
15 bancadas (para dois alunos cada), bancadas laterais de granito com instalação de eletricidade, água, gás e tubulação de ar e vácuo, com cuba numa das cabeças e fosso na outra, 30 banquetas, armários para reagentes, vidraria, equipamentos e materiais metálicos, capela de exaustão, exaustor de parede, quadro branco, ar-condicionado.
Sala para Empresa Júnior/ Empreendedorismo
01
2 computadores, 2 mesas para computador, cadeira giratória, estante pequena, escrivaninha, mesa redonda com 5 cadeiras, cortinas, ar-condicionado.
Ambientes culturais: teatro, música, dança artes plásticas, cinema
05
a) Sala de dança com espelhos, barras, trave de alongamento, tapete de linóleo, cortinas;
b) Teatro – Auditório com palco e tablado, equipamento de som/ home theater, coxias, sistema de luz, cortinas móveis;
c) Cinema – Filmadora, kit cineclube, mesa de gravação de som, equipamento multimídia para projeção de filmes, cortinas escuras;
d) Música- Instrumentos musicais, 30 cadeiras sem braço para aulas práticas, estantes dobráveis para partituras, 01 mesa redonda com cadeiras, cortinas.
Refeitório (adequado e grande)

01
15 mesas para refeitório, carrinho de buffet quente e mesa para pratos frios.
Espaços esportivos: ginásio de esportes e quadras, campo de futebol de grama e campo de futebol suíço
03
Materiais esportivos (bolas para todos os esportes, jogos de xadrez, mesa para tênis de mesa com kit completo, redes para todos os esportes, colchonetes, corda sisal, coletes, etc.
Espaços para convivência com mesas de jogos
02
Mesas de tênis de mesa, mesa de xadrez, mesa de pebolim, imagem e ação, banco imobiliário, uno, damas, moinho, etc.
Espaços para convivência com sofás, TV, DVD
02
05 sofás grandes e confortáveis, TV tela plana 40’, aparelho de DVD com home theater.
Sala para o grêmio estudantil
01
01 mesa redonda com 5 cadeiras, 01 computador com uma mesa e cadeira, 01 armário, cortinas.
Sala para atendimento de emergência
01
01 armário para medicamentos, 01 maca, 01 escada dois degraus, 01 banqueta, mesa para instrumentos, cortinas.
Banheiros com vestiários e chuveiros
08
8 banheiros com chuveiros, bancadas para colocar roupas, bancos, cabides de parede, pias e vasos sanitários.
Acessibilidade/rampas e espaços adequados para o ANEE

Banheiros, carteiras, portas, sinalização para deficientes auditivos e visuais.
Ginásio de esportes
01
Adequado, com materiais esportivos adequados e em boa quantidade.
Quadras cobertas

Adequado. Materiais esportivos adequados e em boa quantidade.
Auditório
01
Adequado com poltronas estofadas, palco com sistema de luz e som, tablado, mesa de eventos com cadeiras, cortinas, ar- condicionado, kit multimídia e lousa digital.
Sala de coordenação pedagógica
01
03 mesas com cadeiras, 03 computadores, armário para livros e materiais, quadro branco pequeno, ar-condicionado, cortinas.
Sala para direção
01
Mesas com computador e cadeira para o diretor e assessores de direção, armário para materiais e ar-condicionado, cortinas.
Secretaria
01
Mesas com cadeiras, computadores, armários, arquivos de aço, ar- condicionado, cortinas.
Sala de orientação pedagógica e vocacional
01
Mesa com cadeira, mais 03 cadeiras para atendimento, 01 armário, 01 computador, cortinas.
Cozinha
01
Fogão industrial, freezer, geladeira, micro-ondas, forno elétrico, louças, talheres, equipamentos eletrodomésticos, kit de manutenção para cozinha.












































2.9 HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DOS AMBIENTES


Espaço

Qt
Horário de atendimento
07h30min às 19h00min

Escolas que não atendem Ensino Médio Noturno
07h30min às 22h00min

Escolas que atendem Ensino Médio Noturno
Laboratórios Informática

02
X
X
Sala de ambientes disciplinares: História, Geografia, Filosofia, Sociologia, Artes, Inglês, Espanhol, Italiano, Alemão, Matemática, Língua Portuguesa, Literatura, Educação Física

13
X
X
Salas para grupos de trabalho: conversação - línguas estrangeiras, monitoria e para estudos individuais

04
X
X
Biblioteca
01
X
X
Sala para os professores e para planejamento
01
X
X
Laboratórios de Iniciação à Pesquisa Científica: Química, Física e Biologia

03
X
X
Sala para Empresa Júnior - Empreendedorismo

01

X
Ambientes culturais: teatro, música, dança artes plásticas, cinema
05
X


X
Refeitório (adequado e grande)

01


Espaços esportivos: ginásio de esportes e quadras, campo de futebol de grama e campo de futebol suíço

03
X

X
Espaços para convivência com mesas de jogos

02
X
X
Espaços para convivência com sofás, TV, DVD

02
X
X
Sala para o grêmio estudantil

01
X
X
Sala para atendimento de emergência
01
X

X

Banheiros com vestiários e chuveiros

04
X
X
Ginásio de esportes
01
X

X

Quadras cobertas

01
X
X
Quadras descobertas
01
X

X

Auditório
01
X

X

Sala dos assessores técnico-pedagógicos - ATPs
01
X

X

Sala para direção
01
X

X

Secretaria
01
X

X

Sala de orientação pedagógica e vocacional
01
X

X

Cozinha
01
X
X


2.10   AÇÕES A SEREM IMPLEMENTADAS PELA SED

a)    Realização de visitas para verificação da viabilidade para implantação do Programa, com apresentação de relatório referente a cada escola - DIEB/GEREM (já executadas).
b)   Realização de reunião técnica envolvendo equipe de Ensino Médio da SED, do ensino da GERED, além de gestores e professores de todas as escolas envolvidas, para construção do currículo integral, do planejamento coletivo, e do Plano de Trabalho (ação imprescindível para o êxito do Programa) - DIEB/GEREM.
c)    Reforma e readequação dos espaços (a maior parte das escolas possui espaço suficiente, porém há necessidade de adequação e reforma. Algumas necessitam de ampliação) - Diretoria Infraestrutura Escolar.
d)   Aquisição de materiais pedagógicos, mesas de jogos (tênis de mesa e xadrez), materiais esportivos, mobiliários para as salas ambientes e salas de convivência, laboratórios de informática, materiais e equipamentos para laboratórios de química, física e biologia, entre outros - DIEB/GEREM.
e)    Equipar todos os ambientes tecnologicamente - DITI.
f)    Organização dos processos para encaminhamento e aprovação - DIEB/GEREM.
g)   Por ser prerrogativa da mantenedora a atualização e/ou alteração de matriz curricular, para a implantação do Ensino Médio Integral será necessário:
ü Construção da matriz curricular de forma coletiva, garantida a simultaneidade das dimensões do trabalho, da ciência, da tecnologia e da cultura; e implantação no sistema - Série Educação - nas escolas que ofertarão esta modalidade.
ü Orientação e acompanhamento dos planos de trabalho para o MEC - DIEB/GEREM.
ü Garantir pessoal para todos os ambientes e ações de acordo com as orientações da DIEB - DIDH.
ü Garantia de transporte - DIAE.          
ü Garantir transporte escolar dos alunos, no horário de entrada e saída, isto é 07h30min as 18h00min - DIAE.
ü Garantia de alimentação - DIAE.
Obs.: Conforme quadro anexo, informamos o número de merendeiras, serventes e vigilantes disponíveis na unidade escolar e sugerimos o número mínimo de profissionais por escola, para que se possa implementar o programa.
ü Aquisições de materiais de consumo (manutenção e limpeza) - DIAF.
ü Garantia de realocação do Ensino Fundamental estadual de algumas escolas.
ü Retomada dos espaços escolares (Canoinhas, Concórdia, entre outras) pela escola, transferindo UDESC, UNIABERTA, CEJA, CEDUP, etc.






REFERÊNCIAS PRELIMINARES


·      Proposta Curricular de Santa Catarina (1991/1998 e 2005).
·      Cadernos Pedagógicos do Programa Mais Educação/MEC.
·      Protótipos Curriculares de Ensino Médio e Ensino Médio Integrado: Resumo Executivo/UNESCO.
·      Coleção Os Pensadores: Anísio Teixeira e Paulo Freire.


PRODUÇÃO

·      Equipe de Articuladores/DIEB
·      Gerência de Ensino Médio/GEREM-DIEB





























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