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

|
1 CONSIDERAÇÕES INICIAIS ........................................................................................... 03
2 PRINCÍPIOS NORTEADORES ........................................................................................ 05
2.1 TEMPO ........................................................................................................................... 05
2.2 ESPAÇO ......................................................................................................................... 06
2.3
ESTRUTURA E ORGANIZAÇÃO CURRICULAR ........................................................ 06
2.4 MATRIZ CURRICULAR - CURSO DE ENSINO
MÉDIO INTEGRAL–DIURNO .......... 08
2.5 EXEMPLO DE PLANEJAMENTO COLETIVO .............................................................. 09
2.6 QUADRO DE HORÁRIO (EXEMPLO) .......................................................................... 14
2.7 ORGANIZAÇÃO DO QUADRO DE PESSOAL:
CINCO TURMAS DE ENSINO MÉDIO EM TEMPO INTEGRAL ............................................................................................................................................... 15
2.8 ESPAÇOS PARA DESENVOLVIMENTO DAS
AÇÕES ................................................. 17
2.9 HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DOS
AMBIENTES ................................................ 19
2.10 AÇÕES A SEREM IMPLEMENTADAS PELA
SED ..................................................... 20
REFERÊNCIAS PRELIMINARES .................................................................................... 21
EQUIPE DE PRODUÇÃO .................................................................................................. 21
![]() |
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|
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ENSINO
MÉDIO INTEGRAL
“A socialização do conhecimento na
perspectiva do universal implica não se prender a conhecimentos localizados,
nem à abordagem localizada do conhecimento. Isto, no entanto, não significa uma
postura de desprezo para com a realidade proximal dos alunos, apenas na
necessidade de ir para além dela, oportunizando ao aluno o entendimento de que
o conhecimento tem características universais. Explicitando melhor: trabalhar
com o conhecimento em uma perspectiva universal significa saber lidar com a
realidade proximal dos alunos, provocando o diálogo dessa realidade com
conhecimentos que a expliquem, mas expliquem ao mesmo tempo o mundo”.
(Proposta Curricular de SC,
Florianópolis: COGEN, 1998)
1 CONSIDERAÇÕES INICIAIS
A escola de hoje é desafiada a
reconhecer outros saberes além daqueles trabalhados nos seus currículos e, com
eles, desenvolver diálogos capazes de promover uma constante e fértil
transformação, tanto dos conteúdos escolares quanto da vida social. Seu papel é
fundamental no processo do conhecimento. Situa-se em espaços de diálogo entre
os diferentes saberes, aliando as experiências comunitárias e os saberes
sistematizados pela sociedade; e, nesta posição, deve elaborar novas abordagens
de educação.
A escola deve ser, em conjunto
com a comunidade, a promotora do projeto de educação integral, de modo a
favorecer a complementaridade entre os diferentes agentes e espaços educativos,
um novo contrato social na educação.
A integralidade da pessoa humana abarca a
intersecção dos aspectos biológico-corporais, do movimento humano, da
sociabilidade, da cognição, do afeto, da moralidade, em um contexto
tempo-espacial. Um processo educativo que se pretenda “integral” trabalharia
com todos estes aspectos de modo integrado – ou seja – a educação visaria à
formação e ao desenvolvimento humano global e não apenas ao acúmulo
informacional (GATTI apud GUARÁ,
2006, p. 18).
Assim, pensar sobre Ensino Médio Integral, em Santa Catarina ,
reveste-se de grande importância na
luta por uma educação e uma escola mais humana, mais democrática e mais
comprometida no processo de construção
das pessoas; que afirme, como lócus
de confirmação, a condição de ser
político do gestor, do professor contra um certo discurso imobilista que
insiste em permanecer entre nós, tentando, a cada nova situação, convencer-nos
de que nada podemos contra a realidade social.
Uma proposta de Ensino Médio Integral, atendendo ao Decreto 7.083, de 27 de janeiro de 2010, no seu artigo 1º, juntamente
às Diretrizes Nacionais do Ensino Médio, deve dar atenção às
potencialidades de cada indivíduo, realçando a necessidade de se estar atento,
não só a dimensão física e mental, como também à emocional e espiritual,
procurando não separar nem hierarquizar essas dimensões humanas. O objetivo caminha, portanto, lado a lado com formação integral, salientando a
necessidade de uma formação do indivíduo compreendido como ser
multidimensional.
O Ensino Médio em tempo integral rompe com o modelo tradicional e
fragmentado, que hoje ocorre nas salas de aula do Estado de Santa Catarina e do
país. É necessário, mais do que nunca, que os conhecimentos sejam
significativos ao jovem. Ele precisa compreender a importância e a necessidade
de apropriar-se dos conhecimentos sistematizados. Porém, isto só poderá
acontecer de forma mais dinâmica e contextualizada à realidade local e global.
Tendo como eixos norteadores a sustentabilidade e o empreendedorismo, e,
como base metodológica, o protagonismo, o currículo se desprenderá do modelo de
aulas totalmente livrescas e sem sentido, para aulas contextualizadas e
práticas, nas quais o jovem, ativo e participativo, desenvolverá ações de
inserção social, e construirá o conhecimento de forma coletiva, com visão
interdisciplinar, relacionando-a com sua vida, sua moradia, sua escola, seu
bairro, sua cidade, seu planeta, permitindo, desta forma, colocar-se
efetivamente como cidadão com direitos e deveres, porém, com participação ativa
como agente de transformação da sociedade onde vive, exercendo efetivamente sua
cidadania.
Nesse sentido, a escola deve ser,
em conjunto com a comunidade, a promotora do projeto de educação integral, de
modo a favorecer a complementaridade entre os diferentes agentes e espaços
educativos, visando a um novo contrato social na educação.
No entanto, faz-se necessária a
união de vários segmentos educacionais, tanto por parte da Secretaria de Estado
da Educação/SED, como das Gerências Regionais/GEREDs, culminando com as escolas
previamente elencadas para que ofereçam condições de promover tão significativa
mudança na educação catarinense – com eficácia e êxito.
É importante lembrar que os
conteúdos curriculares serão organizados a partir de um planejamento
interdisciplinar construído coletivamente.
Lembramos
que a proposta que segue, prevê, ainda, a implantação de cursos Magistério e
EMIEP em tempo integral e/ou manutenção dos já existentes nas escolas
elencadas. Salientamos que ambos os cursos estão passando por um processo de
reorganização e adequação à nova proposta.
2
Princípios
NORTEADORES
2.1 TEMPO
Nesse processo de
aprender, o tempo assume grande importância, pois a aprendizagem requer
elaboração, requer realização de múltiplas experiências, requer poder errar no
caminho das tentativas e buscas, enfim, requer considerar os diferentes tempos
dos sujeitos da aprendizagem.
Nessas
circunstâncias, a ampliação da jornada não pode ficar restrita à lógica da
divisão em turnos, pois isso pode significar uma diferenciação explícita entre
um tempo de escolarização formal, de sala de aula, com todas as dimensões e
ordenações pedagógicas, em contraposição a um tempo não instituído, sem
compromissos educativos, ou seja, mais voltado à ocupação do que à educação.
Assim,
faz-se necessária uma nova organização
do currículo escolar tendo em vista uma jornada de tempo mais ampliada, em que
se priorize muito mais a flexibilização do que a rigidez ou a
compartimentalização, o que não significa tornar o currículo frágil e
descomprometido com a aprendizagem do conjunto de conhecimentos que estruturam
os saberes escolares.
Para
ampliação da jornada, na perspectiva da Educação Integral, as instituições
educacionais precisam repensar suas práticas e procedimentos, a construir novas
organizações curriculares voltadas para concepções de aprendizagens como um
conjunto de práticas e significados multirreferenciados, inter-relacionais e
contextualizados, nos quais a ação
educativa tenha como meta tentar compreender e modificar situações concretas do
mundo.
Cabe salientar que a
compreensão da jornada de trabalho dos professores, na perspectiva da Educação
Integral, requer a inclusão de períodos de estudo, de acompanhamento
pedagógico, de preparação de aulas e de avaliação de organização da vida
escolar. A reorganização dessa jornada exige que a formação de educadores
inclua conteúdos específicos de formulação e acompanhamento de projetos e de
gestão intersetorial e comunitária. Exige também que os processos de formação
continuada para a formulação, implantação de projetos de Ensino Médio Integral incluam profissionais das áreas requeridas para
compor a integralidade pressuposta neste debate: cultura, artes, esportes,
lazer, orientação vocacional e pedagógica, inclusão digital, meio ambiente,
ciência e tecnologia, empreendedorismo, entre outras.
Para tanto, a escola de Ensino
Médio Integral, proposta pela SED, configura-se com carga horária diária de nove
(09) horas/relógio, iniciando às 08 horas, com término das atividades escolares
às 17 horas, perfazendo o total anual de 1.800 horas.
2.2 Espaço
A escola de Ensino Médio
Integral, por meio de planejamento interdisciplinar e projetos integrados,
voltados à inserção social do aluno, deve proporcionar a construção de
aprendizagem em outros espaços educativos, experiências fora de seu espaço
formal, elaborados, intencionalmente, pela comunidade escolar e sempre
acompanhados por profissionais em cada área de conhecimento. Encontram-se,
nesse caso, por exemplo, saída de campo, tais como, visitas a museus, parques,
empresas e idas a outros espaços socioculturais; atividades nos diversos
laboratórios; atividades culturais e esportivas; atividades de inclusão virtual
e língua estrangeira, etc.
2.3 ESTRUTURA E ORGANIZAÇÃO CURRICULAR
Conforme encontramos a seguir, apresentamos o
quadro do currículo do Ensino Médio Integral, com a duração mínima de 1.800
horas/ano, perfazendo o total de 5.400 horas nas três séries.
A estrutura curricular resulta da junção dos três mecanismos de integração:
núcleo articulador/projetos, áreas de conhecimento e dimensões articuladoras. O
currículo será organizado e integrado a partir de um núcleo responsável pelos
objetivos de aprendizagem, relacionados com a preparação básica para o trabalho
e demais práticas sociais: elaboração de planos e projetos, trabalho em equipe,
ações de desenvolvimento cultural, social e econômico da
comunidade/empreendedorismo e sustentabilidade, práticas e eventos esportivos,
produções artísticas, e outras.
A proposta apresenta uma nova forma de
organização das disciplinas articuladas com atividades integradoras, por meio
do desenvolvimento de projetos integrados entre as áreas do conhecimento e as
disciplinas constantes na matriz curricular, a partir das interfaces entre a
ciência, cultura, tecnologia, e trabalho, tendo este último como princípio
educativo.
O objetivo maior das ações deve ser o
envolvimento dos educandos nas etapas de elaboração e execução de pesquisas que
abordem os problemas locais, com ampliação gradativa do espaço e da
complexidade das alternativas de diagnóstico e de intervenções transformadoras.
Para tanto, propõe um contexto de pesquisa e intervenção com atividades
empreendedoras e socioambientais, que exigirão o protagonismo dos jovens na
construção e no desenvolvimento de uma comunidade de aprendizagem.
A proposta de inserção da questão
socioambiental no currículo de Ensino Médio Integral encontra força nos
princípios da educação integral, conforme Decreto nº 7.083/2010, artigo 2º,
inciso V. Esta proposta também está presente na Lei nº 13.558, de 17 de
novembro de 2005, que dispõe sobre a
Política Estadual de Educação Ambiental - PEEA, artigo 4º, inciso II: a
concepção do meio ambiente em sua totalidade, considerando a interdependência
entre o meio natural, o socioeconômico e o cultural, sob o enfoque da
sustentabilidade.

2.4 MATRIZ
CURRICULAR DO CURSO DE ENSINO MÉDIO INTEGRAL – DIURNO
Número mínimo de dias de efetivo trabalho escolar: 200
Número de semanas letivas: 40
Número de dias semanais de efetivo trabalho:
05
Duração hora/aula: 48 minutos Carga horária anual
para os alunos: 1.800 horas
DIMENSÕES
ARTICULADORAS: TRABALHO, CIENCIA, CULTURA E TRABALHO
|
||||||||
E
I
X
O
A
R
T
I
C
U
L
A
D
O
R
P
E
S
Q
U
I
S
A
E
T
R
A
B
A
L
H
O
|
ÁREAS DO CONHECIMENTO
|
DISCIPLINAS
|
SÉRIE
|
CH
TOTAL
|
||||
1ª
Escola e
Moradia
|
2ª
Comunidade
|
3ª
Vida e
Sociedade
|
||||||
Linguagens
|
Língua
Portuguesa e Literatura
|
04
|
04
|
04
|
384
|
|||
Língua
Estrangeira Moderna Espanhol¹
|
02
|
02
|
02
|
192
|
||||
Língua
Estrangeira Moderna...²
|
02
|
02
|
02
|
192
|
||||
Artes
|
04
|
03
|
03
|
320
|
||||
Educação
Física
|
04
|
04
|
04
|
384
|
||||
Informática
|
02
|
02
|
02
|
192
|
||||
Ações
inserção social Sustentabilidade e Empreendedorismo
|
02
|
02
|
02
|
192
|
||||
Almoço/Intervalo
orientados
|
|
295
|
||||||
Subtotal
|
20
|
19
|
19
|
2151
|
||||
Ciências
da Natureza
|
Química
|
03
|
03
|
03
|
288
|
|||
Física
|
03
|
03
|
03
|
288
|
||||
Biologia
|
03
|
03
|
03
|
288
|
||||
Ações
inserção social Sustentabilidade e Empreendedorismo
|
02
|
02
|
02
|
192
|
||||
Almoço/Intervalo
orientados
|
|
295
|
||||||
Subtotal
|
11
|
11
|
11
|
1351
|
||||
Ciências
Humanas e suas Tecnologias
|
Geografia
|
02
|
02
|
02
|
192
|
|||
História
|
02
|
02
|
02
|
192
|
||||
Filosofia
|
01
|
02
|
02
|
160
|
||||
Sociologia
|
02
|
02
|
01
|
160
|
||||
Ações
Inserção Social Sustentabilidade e Empreendedorismo
|
02
|
02
|
02
|
192
|
||||
Almoço/Intervalo
orientados
|
|
295
|
||||||
Subtotal
|
09
|
10
|
09
|
1191
|
||||
Matemática
|
Matemática
|
03
|
03
|
04
|
320
|
|||
Ações
Inserção Social Sustentabilidade e Empreendedorismo
|
02
|
02
|
02
|
192
|
||||
Almoço/Intervalo
orientados
|
|
195
|
||||||
Subtotal
|
05
|
05
|
06
|
707
|
||||
|
Totais
Semanais
|
45
|
45
|
45
|
5400
|
|||
1. Língua
Estrangeira Moderna (Espanhol) – Obrigatória, conforme Lei nº 11.161/2005
2. Língua Estrangeira Moderna (Inglês, Alemão,
Italiano e Francês) – Optativa atendendo ao Parecer nº 38/2005/CEE/SC.
2.5 EXEMPLO DE PLANEJAMENTO
COLETIVO
a) Conteúdo curricular
O planejamento coletivo prevê que
todos os professores se reúnam e elenquem os conteúdos do primeiro ano do
Ensino Médio de todas as disciplinas. Começamos com o exemplo do conteúdo Recursos naturais e crescimento econômico,
previsto na disciplina de Geografia. Todos os demais vão analisando e
verificando o que há de comum neste conteúdo, com sua disciplina, e então vão
cruzando informações e conhecimentos de modo a garantir uma visão
interdisciplinar ao aluno, permitindo que ele possa construir um conhecimento a
partir das várias facetas que o mesmo exibe e exige para uma análise integral
do assunto. Assim, teríamos nas diversas disciplinas:
·
Geografia:
Recursos naturais e crescimento econômico.
·
Física:
Energia e trabalho.
·
Química:
Transformações da matéria e energia.
·
História:
Relações homem-natureza: das origens do homem ao Período Neolítico.
·
Sociologia:
As consequências do crescimento econômico e o consumo sustentável.
·
Biologia:
Glicídios e lipídios: reserva de energia.
·
Filosofia:
O consumo sustentável do ponto de vista ético e moral.
·
Língua
Portuguesa: Leitura e produção de artigos e moções (conceitos básicos da
gramática aplicada e do léxico), oratória.
·
Matemática:
Estatística, gráficos e proporcionalidade.
·
Artes:
A arte nos centros industrializados.
·
Educação
Física: O corpo em movimento na modernidade; liberando energia para
atividades do organismo.
·
Espanhol
e Inglês: Leitura, interpretação e construção textual; adequação da
gramática, do léxico, do vocabulário, da pronúncia e da entonação na formação
de palavras; orações e textos, aptos a situações concretas de uso, com foco nas
realidades em que se colocam; adoção de estratégias socioculturais apropriadas
em contextos diversos com fins comunicativos.
Obs.: As
disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, Inglês e Espanhol devem
apresentar-se como instrumentos para a elaboração e construção dos demais
conhecimentos, relacionando-os aos demais campos de conhecimento, ou seja, formalizar
uma abordagem aplicada na construção de gráficos, estatísticas, textos,
artigos, produções literárias, produção de abstract, entre outros.
b) Desenvolvimento: Teoria da atividade
A complexidade que norteia o primeiro ano do ensino
médio é Escola e moradia. Parte-se, portanto,
de uma análise a respeito da situação energética tanto da escola, quanto da
moradia do aluno, e do percurso que envolve seu deslocamento.
c) Atividades de aprendizagem: Energia
·
Problematização
No Brasil, medidas foram tomadas
para diminuir o consumo de energia para prevenir possíveis colapsos energéticos.
Será que a eminente falta de energia elétrica no Brasil é uma consequência da
produção de energia insuficiente, ou falta de investimento no setor energético
ou ainda, do consumo irracional por parte da população?
·
Objetivo
Ao
pesquisar as diferentes fontes de energia, presentes no espaço escola e
moradia, o aluno deverá ser capaz de se apropriar dos conteúdos/conceitos
essenciais das diferentes áreas do conhecimento, entre eles, como dar respostas
que propõe o problema apresentado.
·
Ações e operações
v
Pesquisar a primeira interferência humana na
produção de energia: descoberta e controle do fogo.
v
Pesquisar sobre diferentes formas de energia
existentes no mundo, a partir das seguintes reflexões:
ü
Quais as fontes de produção de energias
existentes no Brasil?
ü
Onde são aplicadas/utilizadas?
ü
Classifique por grau de importância e
utilização:
ü
Quais as fontes de energia alternativa?
v
Quais a formas de energia utilizadas em nossas
casas e na escola? Qual a sua origem? Como chegam ao seu destino?
v
Realizar um estudo comparativo das faturas de
luz, das moradias de cada aluno, tendo como base, número de pessoas e aparelhos
eletro eletrônico.
v
Expor em murais da escola, os dados encontrados
na forma de gráficos estatísticos.
v
Produzir e aplicar um questionário para
entrevistar as famílias da comunidade, referente ao uso de energia.
v
Tabular os dados e apresentá-los em murais da
escola.
v Pesquisar sobre a atividade
humana e suas transformações com o uso da energia e tecnologias.
v Realizar produções cênicas a
partir da pesquisa sobre o uso da energia e tecnologias.
v Pesquisar sobre os
diferentes esportes e o gasto energético do corpo humano que cada um produz.
v Realizar uma mostra sobre a
pesquisa dos diferentes esportes e o gasto energético do corpo humano.
v Fazer
um levantamento e apresentação das atividades físicas praticadas pelos alunos e
familiares, versus o sedentarismo, promovido pelo uso de aparelhos eletrônicos.
v
Realizar um estudo comparativo das atividades
físicas entre meio urbano e o meio rural.
v Pesquisar os impactos
ambientais dos diversos modos de produção de eletricidade e realizar uma
passeata de conscientização.
v Pesquisar os fenômenos
físicos e químicos envolvidos no processo de produção de energia com atividades
práticas no laboratório.
v
Realizar um debate sobre o lixo atômico, do ponto
vista ético, e a transformação social e cultural a partir desta interação
coletiva.
v
Mapear a localização geográfica das usinas locais.
v - Confeccionar tabelas
comparativas sobre: relação do meio biótico e abiótico.
v Elaborar
documento e estudo prévio (roteiro de observação, análise, planejamento) para
posterior saída de campo, oportunizando o conhecimento de subestações de
distribuição da CELESC, propriedades agrícolas que ainda utilizam a roda
d’água, usinas de energia mais próximas da região (hidrelétrica, termoelétrica,
eólica, biodigestor).
v
Produzir instrumentos de percussão, a partir do
aproveitamento de materiais industrializados como latas, galões, plásticos,
etc. Aprofundamento musical a partir destes instrumentos.
v
Produzir maquetes e/ou esculturas em uma
perspectiva tridimensional, utilizando resíduos de materiais industrializados
e/ou da natureza (Apresentação do documentário: Lixo extraordinário).
v
Representar de forma artística o período
neolítico.
v
Realizar observações e registro da arquitetura
das edificações sustentáveis.
v
Elaborar artigo para inserir no jornal da
comunidade a respeito do assunto tratado.
v
Organizar e preparar participação dos alunos em uma
sessão da Câmara de Vereadores do município, apresentando o trabalho, com a
solicitação de ações de sensibilização junto à comunidade, referentes aos
resultados obtidos, como também medidas para utilização de energias renováveis.
Promover aulas de oratória para que os alunos possam colocar-se com propriedade
no respectivo ambiente.
·
Socialização
Após as pesquisas, realizar um
seminário para discutir as informações obtidas e apresentar uma síntese da
realidade do uso de energia elétrica pela comunidade, ressaltando a necessidade
do seu uso racional.
·
Avaliação
A avaliação
ocorre em todo o processo da atividade realizada por professores e alunos. As
Línguas Estrangeiras, a Língua Portuguesa e a Matemática permeiam todas as
etapas e ações acima citadas, envolvendo registros, produções textuais,
artigos, gráficos, por meio de um processo de crescimento, desde a
identificação de si mesmo, a partir de conteúdos básicos, até a complexidade de
uma produção mais ampla, que deverão desencadear ações efetivas de inserção
social e cidadania, como, por exemplo, uma audiência junto à Prefeitura, ou Câmara
de Vereadores, com o objetivo de pleitear a utilização de fontes renováveis de
energias, permitindo o desenvolvimento de uma sociedade mais sustentável e
justa.
·
Atividades
de Aprendizagem:
v
Elaboração do planejamento coletivo, organizado interdisciplinarmente.
v
Socialização das ações até então empreendidas.
v
Aplicação, junto aos alunos, de instrumentos
diagnósticos produzidos coletivamente, verificando a apropriação do
conhecimento, com organização e levantando das dificuldades do processo, tendo
como consequência a reorganização do planejamento e encaminhamento de alunos
aos grupos de trabalho/aluno monitor, quando for o caso.
v
Produção e projeção de documentários pertinentes
às temáticas desenvolvidas.
v
Saídas de campo: como será organizada interdisciplinarmente
e coletivamente. Pode-se programar uma saída de campo, envolvendo, no mínimo,
três professores e três turmas, nos espaços de aulas sequenciais, ou em
momentos de atividades de aprendizagem, quando for o caso.
v
Grupos de trabalho com aluno monitor: Neste
momento, os professores estarão reunidos para análise e construção do
planejamento coletivo, semanalmente às segundas-feiras das 13h40min às 15h10min.
v
Grupos de trabalho com professor: Para
atendimento aos pais e alunos.
v
Grupos de conversação: Grupos de Línguas Estrangeiras.
Cada aluno deverá, obrigatoriamente, aprender duas línguas (Inglês e Espanhol).
Outras línguas poderão ser oferecidas, sendo optativas ao aluno.
·
Cultura e
Esporte: Dança, música, teatro, coral, artes plásticas, cinema, voleibol,
handebol, futebol, basquete, xadrez, tênis de mesa, atletismo, ioga, tênis de
campo, capoeira, judô.
Obs.:
Estas atividades serão organizadas simultaneamente, e cada aluno fará
opções a respeito do grupo que prefere, de acordo com suas habilidades.
·
Momentos
de convivência: Grêmio estudantil, produção de jornal, rádio-escola,
cineclube, produção de curtas e documentários, fotografia, torneios esportivos,
gincanas, varais literários.
·
Viagem de
estudos: Organizada a partir do planejamento coletivo, pertinente com
conteúdos desenvolvidos com elaboração prévia de roteiro de observação,
pesquisa, produção de textos, levantamento de dados, busca de imagens, entre
outros.
·
Intervalos
e almoço: Serão monitorados pelo professor orientador de pátio.
·
Tempo da
escola: A escola deverá permanecer aberta das 7h30min às 19h. Os
laboratórios de informática, biblioteca, espaços esportivos e culturais, salas
de estudo, deverão estar disponibilizados aos alunos durante todo este período.
·
Plantão pedagógico:
Será realizado, em primeira instância, pelos profissionais/professores que
já exercem atividades na escola, e, posteriormente, por ACTs, quando for o
caso.
2.6 QUADRO DE
HORÁRIO (EXEMPLO)
Horários
|
2ª feira
|
3ª feira
|
4ª feira
|
5ª feira
|
6ª feira
|
08h00min/
08h45min
|
História
|
Matemática
|
Biologia
|
LP Literatura
|
LE Espanhol -
Conversação
|
08h45min/
09h30min
|
História
|
Matemática
|
Biologia
|
LP Literatura
|
Educação Física
(Expositiva/
qualidade de
vida
|
09h30min/
10h15min
|
Química
|
Empreendedorismo/
Empresa Júnior
|
Filosofia
|
Física
|
Geografia
|
15 minutos
|
Convivência
|
Convivência
|
Convivência
|
Convivência
|
Convivência
|
10h30min/ 11h15min
|
LP Gêneros
Textuais/ Gramática aplicada
|
Tecnologias/
Laboratório
|
LE Inglês – Gêneros
Textuais/ Gramática
|
Geografia
|
Filosofia
|
11h15min/
12h00min
|
LP Gêneros textuais/
Gramática aplicada
|
LE Espanhol -Conversação
|
Artes
|
Geografia
|
Biologia/
Laboratório
|
12h00min/
13h40min
|
Almoço
|
Almoço
|
Almoço
|
Almoço
|
Almoço
|
13h40min/
14h25min
|
Grupos de
trabalho com aluno monitor/Grupos de leitura e estudos individuais/Grupos de conversação
|
Sociologia
|
Química
|
LE Inglês
-Conversação
|
Matemática
|
14h25min/ 15h10min
|
Grupos de
trabalho com aluno monitor/Grupos de leitura e estudos individuais/Grupos de conversação
|
Cultura e
Esporte
|
Química/Laboratório
|
Matemática
|
História
|
20 minutos
|
Convivência
|
Convivência
|
Convivência
|
Convivência
|
Convivência
|
15h30min/ 16h15min
|
Atividades de aprendizagem
|
Física
|
Cultura e
Esporte
|
Sociologia
|
Cultura e
Esporte
|
16h15min
17h00min
|
LE Espanhol -
Gêneros textuais/Gramática
|
Física/Laboratório
|
LE Inglês - Conversação
|
Tecnologias/
Laboratório
|
Atividades de aprendizagem
|
2.7 ORGANIZAÇÃO
DO QUADRO DE PESSOAL: CINCO TURMAS DE ENSINO MÉDIO EM TEMPO INTEGRAL
(Profissionais
com 40 horas fechadas na escola)
Disciplina/Ação
|
Responsável
|
Hora/
Aula
|
Hora/
Atividade
|
Planejamento
e atendimento pais e alunos
|
História
|
Professor da disciplina
|
15*
|
08
|
10 h/a
|
Geografia
|
Professor da
disciplina
|
15*
|
08
|
10 h/a
|
Filosofia
|
Professor da
disciplina e mediador das atividades de aprendizagem
|
15*
|
08
|
10 h/a
|
Sociologia
|
Professor da
disciplina e mediador das atividades de aprendizagem
|
15*
|
08
|
10 h/a
|
Biologia e
Biologia/Laboratório
|
Professor da
disciplina
|
15*
|
08
|
10 h/a
|
Biologia/Laboratório
|
Professor orientador
de laboratório
|
80
|
|
|
Física e
Física/laboratório
|
Professor da
disciplina
|
15*
|
08
|
10 h/a
|
Física/Laboratório
|
Professor orientador
de laboratório
|
80
|
|
|
Química e
Química/Laboratório
|
Professor da
disciplina
|
15*
|
08
|
10 h/a
|
Química/Laboratório
|
Professor orientador
de laboratório
|
80
|
|
|
Matemática
|
Professor da
disciplina
|
20*
|
08
|
10 h/a
|
Língua Portuguesa Gêneros textuais/ Gramática aplicada e LP
Literatura
|
Professor da
disciplina
|
20*
|
08
|
10 h/a
|
Língua Estrangeira Inglês - Gêneros textuais/ Gramática Aplicada
+Conversação
|
Professor da
disciplina
|
15*
|
08
|
10 h/a
|
Língua Estrangeira Espanhol - Gêneros textuais/ Gramática
Aplicada + Literatura + Conversação
|
Professor da
disciplina
|
15*
|
08
|
10 h/a
|
Artes *
|
Professor da
disciplina
|
20
|
08
|
10 h/a
|
Educação Física *
|
Professor da
disciplina
|
20
|
08
|
10 h/a
|
Tecnologias/Informática
|
Professor
Orientador do laboratório de tecnologias
|
80
|
|
|
Tecnologias/Informática
|
Professor orientador
do laboratório de tecnologias
|
80
|
|
|
Empreendedorismo/ Empresa Júnior
|
ACT
|
40
|
|
|
Grupos de trabalho
c/aluno monitor
|
Professor orientador de vivências
|
40
|
|
|
Pátio
|
Professor orientador de pátio
|
80
|
|
|
Biblioteca
|
Professor orientador de leitura
|
80
|
|
|
*Plantão pedagógico
|
Professor das disciplinas
|
80
|
|
|
* Excepcionalmente em 2012, os
professores, cuja CH será de 15 aulas, terão as outras sete (07) aulas a
cumprir como plantão pedagógico, permanecendo na escola para atendimento, em
caso de falta de professores, e atendimento ao aluno com dificuldade.
|
||||
** Esportes (vôlei, handebol, basquete, futebol, atletismo,
capoeira, Yoga, etc.)
|
Professor de atividades esportivas e
culturais.
** Neste tópico, quando o professor da
disciplina de Educação Física apresentar perfil completará sua CH com as
modalidades, poderá exercê-la. Caso contrário, será contratado profissional
especializado, com habilitação 300.
|
|||
Dança
|
Professor de atividades esportivas e
culturais.
Neste tópico, quando o professor da
disciplina de Artes apresentar perfil para as atividades, poderá exercê-la,
completando sua carga horária. Caso contrário, será contratado profissional
especializado com habilitação 300.
|
|||
Teatro
|
Professor de atividades esportivas e
culturais.
Neste tópico, quando o professor da
disciplina de Artes apresentar perfil para as atividades, poderá exercê-la,
completando sua carga horária. Caso contrário, será contratado profissional
especializado com habilitação 300.
|
|||
Música
|
Professor de atividades esportivas e
culturais
Neste tópico, quando o professor da
disciplina de Artes apresentar perfil para as atividades, poderá exercê-la. Caso
contrário, será contratado profissional especializado com habilitação 300.
|
|||
Coral
|
Professor de atividades esportivas e
culturais.
Neste tópico, quando o professor da
disciplina de Artes apresentar perfil para as atividades, poderá exercê-la. Caso
contrário, será contratado profissional especializado com habilitação 300.
|
|||
Refeitório
|
Professor mediador de espaços alternativos
|
|||
Serviços gerais
|
Seis serventes dependendo do tamanho da
escola, considerando que as escolas visitadas têm uma média de sete
serventes, pois, são de ampla dimensão, com espaços externos também muito
grandes.
|
|||
Vigilante
|
Vigilância orgânica de acordo com o
tamanho da escola: no mínimo dois, considerando o tamanho das escolas.
|
OBSERVAÇÕES:
Simulação:
a) A
EEM Artur da Costa e Silva de Xanxerê, por exemplo, possui, atualmente, 11
turmas de primeira série do EM, com 40 alunos cada.
b) Considerando
que o Ensino Médio Integral será constituído por turmas de 30 alunos, prevê-se
um total de, aproximadamente, 14 turmas de 1º ano.
c) Não
será possível atender a este total de turmas. Então, serão no máximo 10 turmas
com 30 alunos, o que significa, sem dúvida, uma readequação e o dobro de CH do
que foi previsto na planilha acima, que foi simulada para escolas com cinco
turmas.
d) Considerando
as escolas visitadas, praticamente todas terão, no mínimo, cinco turmas e, no
máximo, 10 turmas.
e)
Horário de funcionamento da escola: 07h30min às 18h00min
horas.
2.8 ESPAÇOS PARA
DESENVOLVIMENTO DAS AÇÕES
Espaço
|
Quantidade
|
Mobiliário e equipamentos
|
Laboratórios Informática
|
02
|
21 computadores,
01 impressora, 01 quadro branco, 21 mesas e 42 cadeiras giratórias, ar-condicionado,
cortina.
|
Sala de
ambientes disciplinares: História, Geografia, Filosofia, Sociologia, Artes,
Inglês, Espanhol, Italiano, Alemão, Matemática, Língua Portuguesa,
Literatura, Educação Física
|
13
|
30 conjuntos
de carteiras e cadeiras, conjunto mesa e cadeira para o professor, quadro
branco, quadro mural, estante, armário para livros e demais materiais
pedagógicos pertinentes à disciplina, ar-condicionado, TV e aparelho de DVD,
cortinas, suportes para mapas (Geografia), armário para TV e DVD, computador
e data show com tela.
|
Salas para
grupos de trabalho: conversação - línguas estrangeiras, monitoria e para
estudos individuais
|
04
|
4 mesas
redondas com 5 cadeiras cada, estante para livros, quadro branco e quadro
mural, ar condicionado, cortinas.
|
Biblioteca
|
01
|
Livros de
literatura/vestibular, livros para formação do professor, livros
paradidáticos, 4 computadores, mesas redondas com 5 cadeiras, estantes, ar-condicionado,
armário escaninho, estante para exposição de livros e revistas, sofás e puffs, cortinas.
|
Sala para os
professores e para planejamento
|
01
|
2 mesas
grandes para reuniões com 8 cadeiras, armário escaninho, estantes para
livros, quadro branco, 4 computadores e 4 mesas p/ computador, 4 cadeiras
giratórias, mesa de canto para bebedouro e café, ar-condicionado, cortinas,
quadro mural.
|
Laboratórios
de Iniciação à Pesquisa Científica (Química Física e Biologia)
|
03
|
15 bancadas
(para dois alunos cada), bancadas laterais de granito com instalação de
eletricidade, água, gás e tubulação de ar e vácuo, com cuba numa das cabeças
e fosso na outra, 30 banquetas, armários para reagentes, vidraria,
equipamentos e materiais metálicos, capela de exaustão, exaustor de parede,
quadro branco, ar-condicionado.
|
Sala para
Empresa Júnior/ Empreendedorismo
|
01
|
2
computadores, 2 mesas para computador, cadeira giratória, estante pequena,
escrivaninha, mesa redonda com 5 cadeiras, cortinas, ar-condicionado.
|
Ambientes
culturais: teatro, música, dança artes plásticas, cinema
|
05
|
a) Sala de
dança com espelhos, barras, trave de alongamento, tapete de linóleo,
cortinas;
b) Teatro –
Auditório com palco e tablado, equipamento de som/ home theater, coxias, sistema de luz, cortinas móveis;
c) Cinema –
Filmadora, kit cineclube, mesa de gravação de som, equipamento multimídia
para projeção de filmes, cortinas escuras;
d) Música-
Instrumentos musicais, 30 cadeiras sem braço para aulas práticas, estantes
dobráveis para partituras, 01 mesa redonda com cadeiras, cortinas.
|
Refeitório
(adequado e grande)
|
01
|
15 mesas
para refeitório, carrinho de buffet
quente e mesa para pratos frios.
|
Espaços
esportivos: ginásio de esportes e quadras, campo de futebol de grama e campo
de futebol suíço
|
03
|
Materiais esportivos
(bolas para todos os esportes, jogos de xadrez, mesa para tênis de mesa com
kit completo, redes para todos os esportes, colchonetes, corda sisal,
coletes, etc.
|
Espaços para
convivência com mesas de jogos
|
02
|
Mesas de
tênis de mesa, mesa de xadrez, mesa de pebolim, imagem e ação, banco
imobiliário, uno, damas, moinho, etc.
|
Espaços para
convivência com sofás, TV, DVD
|
02
|
05 sofás
grandes e confortáveis, TV tela plana
|
Sala para o
grêmio estudantil
|
01
|
01 mesa redonda
com 5 cadeiras, 01 computador com uma mesa e cadeira, 01 armário, cortinas.
|
Sala para
atendimento de emergência
|
01
|
01 armário
para medicamentos, 01 maca, 01 escada dois degraus, 01 banqueta, mesa para
instrumentos, cortinas.
|
Banheiros
com vestiários e chuveiros
|
08
|
8 banheiros
com chuveiros, bancadas para colocar roupas, bancos, cabides de parede, pias
e vasos sanitários.
|
Acessibilidade/rampas
e espaços adequados para o ANEE
|
|
Banheiros,
carteiras, portas, sinalização para deficientes auditivos e visuais.
|
Ginásio de
esportes
|
01
|
Adequado,
com materiais esportivos adequados e em boa quantidade.
|
Quadras cobertas
|
|
Adequado. Materiais
esportivos adequados e em boa quantidade.
|
Auditório
|
01
|
Adequado com
poltronas estofadas, palco com sistema de luz e som, tablado, mesa de eventos
com cadeiras, cortinas, ar- condicionado, kit multimídia e lousa digital.
|
Sala de coordenação
pedagógica
|
01
|
03 mesas com
cadeiras, 03 computadores, armário para livros e materiais, quadro branco
pequeno, ar-condicionado, cortinas.
|
Sala para direção
|
01
|
Mesas com
computador e cadeira para o diretor e assessores de direção, armário para
materiais e ar-condicionado, cortinas.
|
Secretaria
|
01
|
Mesas com
cadeiras, computadores, armários, arquivos de aço, ar- condicionado,
cortinas.
|
Sala de orientação
pedagógica e vocacional
|
01
|
Mesa com
cadeira, mais 03 cadeiras para atendimento, 01 armário, 01 computador,
cortinas.
|
Cozinha
|
01
|
Fogão
industrial, freezer, geladeira,
micro-ondas, forno elétrico, louças, talheres, equipamentos eletrodomésticos,
kit de manutenção para cozinha.
|
2.9 HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DOS AMBIENTES
Espaço
|
Qt
|
Horário de atendimento
|
|
07h30min às 19h00min
Escolas que não atendem Ensino Médio Noturno
|
07h30min às 22h00min
Escolas que atendem Ensino Médio Noturno
|
||
Laboratórios Informática
|
02
|
X
|
X
|
Sala de
ambientes disciplinares: História, Geografia, Filosofia, Sociologia, Artes,
Inglês, Espanhol, Italiano, Alemão, Matemática, Língua Portuguesa,
Literatura, Educação Física
|
13
|
X
|
X
|
Salas para
grupos de trabalho: conversação - línguas estrangeiras, monitoria e para
estudos individuais
|
04
|
X
|
X
|
Biblioteca
|
01
|
X
|
X
|
Sala para os
professores e para planejamento
|
01
|
X
|
X
|
Laboratórios
de Iniciação à Pesquisa Científica: Química, Física e Biologia
|
03
|
X
|
X
|
Sala para
Empresa Júnior - Empreendedorismo
|
01
|
|
X
|
Ambientes
culturais: teatro, música, dança artes plásticas, cinema
|
05
|
X
|
X
|
Refeitório
(adequado e grande)
|
01
|
|
|
Espaços
esportivos: ginásio de esportes e quadras, campo de futebol de grama e campo
de futebol suíço
|
03
|
X
|
X
|
Espaços para
convivência com mesas de jogos
|
02
|
X
|
X
|
Espaços para
convivência com sofás, TV, DVD
|
02
|
X
|
X
|
Sala para o
grêmio estudantil
|
01
|
X
|
X
|
Sala para
atendimento de emergência
|
01
|
X
|
X
|
Banheiros
com vestiários e chuveiros
|
04
|
X
|
X
|
Ginásio de
esportes
|
01
|
X
|
X
|
Quadras
cobertas
|
01
|
X
|
X
|
Quadras
descobertas
|
01
|
X
|
X
|
Auditório
|
01
|
X
|
X
|
Sala dos assessores
técnico-pedagógicos - ATPs
|
01
|
X
|
X
|
Sala para direção
|
01
|
X
|
X
|
Secretaria
|
01
|
X
|
X
|
Sala de orientação
pedagógica e vocacional
|
01
|
X
|
X
|
Cozinha
|
01
|
X
|
X
|
2.10 AÇÕES A SEREM IMPLEMENTADAS
PELA SED
a) Realização
de visitas para verificação da viabilidade para implantação do Programa, com
apresentação de relatório referente a cada escola - DIEB/GEREM (já executadas).
b) Realização
de reunião técnica envolvendo equipe de Ensino Médio da SED, do ensino da
GERED, além de gestores e professores de todas as escolas envolvidas, para
construção do currículo integral, do planejamento coletivo, e do Plano de
Trabalho (ação imprescindível para o
êxito do Programa) - DIEB/GEREM.
c) Reforma
e readequação dos espaços (a maior parte das escolas possui espaço suficiente, porém
há necessidade de adequação e reforma. Algumas necessitam de ampliação) - Diretoria Infraestrutura Escolar.
d) Aquisição
de materiais pedagógicos, mesas de jogos (tênis de mesa e xadrez), materiais
esportivos, mobiliários para as salas ambientes e salas de convivência,
laboratórios de informática, materiais e equipamentos para laboratórios de
química, física e biologia, entre outros - DIEB/GEREM.
e) Equipar
todos os ambientes tecnologicamente - DITI.
f) Organização
dos processos para encaminhamento e aprovação - DIEB/GEREM.
g) Por
ser prerrogativa da mantenedora a atualização e/ou alteração de matriz
curricular, para a implantação do Ensino Médio Integral será necessário:
ü
Construção da matriz curricular de forma
coletiva, garantida a
simultaneidade das dimensões do trabalho, da ciência, da tecnologia e da
cultura; e implantação no sistema - Série Educação - nas escolas que
ofertarão esta modalidade.
ü Orientação
e acompanhamento dos planos de trabalho para o MEC - DIEB/GEREM.
ü Garantir
pessoal para todos os ambientes e ações de acordo com as orientações da DIEB - DIDH.
ü Garantia
de transporte - DIAE.
ü Garantir
transporte escolar dos alunos, no horário de entrada e saída, isto é 07h30min
as 18h00min - DIAE.
ü Garantia
de alimentação - DIAE.
Obs.: Conforme quadro anexo, informamos
o número de merendeiras, serventes e vigilantes disponíveis na unidade escolar
e sugerimos o número mínimo de profissionais por escola, para que se possa
implementar o programa.
ü Aquisições
de materiais de consumo (manutenção e limpeza) - DIAF.
ü Garantia
de realocação do Ensino Fundamental estadual de algumas escolas.
ü Retomada
dos espaços escolares (Canoinhas, Concórdia, entre outras) pela escola,
transferindo UDESC, UNIABERTA, CEJA, CEDUP, etc.
REFERÊNCIAS PRELIMINARES
·
Proposta Curricular de Santa Catarina (1991/1998
e 2005).
·
Cadernos Pedagógicos do Programa Mais
Educação/MEC.
·
Protótipos Curriculares de Ensino Médio e Ensino
Médio Integrado: Resumo Executivo/UNESCO.
·
Coleção Os
Pensadores: Anísio Teixeira e Paulo Freire.
PRODUÇÃO
·
Equipe de Articuladores/DIEB
·
Gerência de Ensino Médio/GEREM-DIEB
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