UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA - UFSC
ESPECIALIZAÇÃO
EM EDUCAÇÃO NA CULTURA DIGITAL
Atividade: Ação 1, 2 e 3.
Disciplina:
PLAC3
Pós-graduando(a): Raphael
Allonso Pereira da Costa
Unidade Escolar: Escola de
Educação Básica Luiz Delfino
Nesta
proposta, apresento aos alunos algumas formas diferenciadas para aprendizagem
de regras, movimentos, fundamentos e ações dentro das modalidades esportivas
trabalhadas durante o ano letivo. Utilizo vídeos onde os alunos podem
compreender a mecânica de jogos (futsal, futebol, voleibol, basquetebol,
handebol, atletismo, entre outros esportes) como, suas regras, funções de cada
atleta e assim pode-se ter uma noção melhor de cada esporte.
Com as aulas diferenciadas, com a
utilização da sala informatizada, pude perceber que os alunos conseguiram
perceber os gestos técnicos da modalidade de basquetebol, por exemplo, podendo
colocar em prática estes movimentos com uma técnica melhor do que quando
apresentei os mesmos gestos da forma “normal”, na quadra de esportes.
Além dos alunos assistirem aos
movimentos da modalidade, pedi para que eles fossem à quadra de esportes para
realizar as atividades de aprendizagem dos movimentos em duplas. Pedi para que
um aluno realizasse as atividades e o outro aluno utilizasse seu celular para
gravar os movimentos e que esta gravação fosse utilizada como feedback a fim de percepção e melhoria
na execução desses gestos técnicos.
Ao avaliar esta atividade, conclui
que os alunos conseguiram obter um avanço nas execuções e que os próprios
alunos estavam auxiliando uns aos outros pois puderam perceber os erros e
acerto dos gestos através das gravações de vídeos que foram realizadas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
teste 1 formulário de comentário